domingo, 26 de maio de 2013

PORQUE A SEPARAÇÃO DOS PAIS AFETA OS FILHOS ?


Como a separação dos pais afeta os filhos
Atualmente o Dr. Maurício de Souza Lima, hebiatra do Hospital Sírio-Libanês. diz: "No dia a dia dos consultórios, no entanto, é cada vez mais frequente a presença de garotas que passaram pela menarca aos 10 anos". A queda na idade está relacionada  à melhora nas condições de saúde e da qualidade da alimentação registrada no último século. A obesidade entre os pequenos contribuiu para a puberdade antes do previsto. Há ainda um aspecto comportamental, a exposição prematura das meninas a cenas de erotismo. "Hoje, o apelo à sexualidade é muito mais intenso do que era cinquenta anos atrás", diz Ceres Araújo, psicóloga da  PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A puberdade adiantada, segundo a psicóloga, está ligada a um modo de vida radicalmente diferente do adotado no passado.

A preocupação da medicina está no fato de que a menarca precoce pode estar associada a um risco maior de câncer de mama e de ovário.

Como a tendência de precocidade ainda é tímida, há um dilema: é preciso tratar? A literatura médica não considera doentes meninas que menstruam aos 10 anos. Alguns médicos, no entanto, optam por interromper o processo de maturação sexual com medicamento. "Observar a parte emocional das meninas é importante. Deve-se ver se a interrupção da puberdade vai impactar na autoestima ou se é melhor dar remédio porque ela não está madura o suficiente para lidar com isso", diz Mariângela Medeiros, pediatra presidente do Departamento Científico de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria. A puberdade só é tida como precoce (um distúrbio que requer tratamento) quando a menarca ocorre antes dos 9 anos."

Fonte: Revista Veja, edição 2266, ano 45 - nº 17