quarta-feira, 22 de maio de 2013

MOTIVE SEUS FILHOS A FALAR DOIS IDIOMAS

 
Uma criança,  um pai ou mãe estrangeiro e outro brasileiro, aprende os dois idiomas, se a família o motivar para isso. O incentivo deve começar desde que a criança começa a falar, com os jogos, programas e atividades que incluam o idioma a ser aprendido no dia a dia.  "É fundamental que os pais não concentrem tudo na escola de idiomas, que pode se tornar mais um fardo na agenda atribulada do pequeno".
Para Rosangela de Fátima Souza (diretora de uma Companhia de Idiomas), os principais equívocos que os pais cometem são: " corrigir erros em público; exagerar na punição; comparar crianças e não entenderem ou explicarem que erros fazem parte do percurso, que todos vamos errar quando tentarmos algo ".
Para os pais, Rosangela diz:“Não deleguem a aprendizagem à escola ou às escolas. Escolher as melhores escolas que vocês podem pagar é apenas uma parte do processo. Acompanhar, estudar junto sem parecer que está cobrando, se interessar pelos assuntos, querer aprender realmente aqueles conteúdos e pedir para que os filhos ensinem, são algumas das atitudes que nós, pais, temos de ter, demonstrando que aprender é algo muito bom, e não deveria ser considerado uma obrigação, ou apenas um meio para tirar boas notas”.