sexta-feira, 22 de maio de 2015

CELEBRAÇÃO DE N. SRA. AGITA FIÉIS NA CIDADE DE MARAGOGIPE-BA

No dia 31 de maio/15 acontecerá na cidade de Maragogipe-Ba a coroação de Nossa Senhora celebrada pelo Monsenhor Pe. Florisvaldo. A comemoração festiva faz parte do encerramento desse inesquecível e memorável momento de fé e amor pela Mãe de Jesus. A Igreja Matriz de São Bartolomeu fica pequena para tantos fiéis que vem de várias partes da Bahia e do Brasil para contemplar este momento de beleza e honra a Maria Santíssima.

A coroante deste ano será Maria Clara Laranjeiras Rodeiro, que vai ter a honra de ser o último anjo que pega a cora e coloca na cabeça de Nossa Senhora. Antes dela, treze meninas vestidas de anjo cantam e vão passando a coroa entre elas até chegar nas mãos da coroante e depois de fazer a sua saudação, em forma de cântico, como as outras fizeram, coroa Nossa Senhora.

Cada anjo é único em sua beleza e por mais que se tente, todos sempre ficam lindos e impares, pois o mais importante é a grandeza da fé que move as crianças ao coroar Maria Santíssima. 
Apesar de ser uma festa secular, não possui panfletos nem programa escrito. Existe um "novenário" que é rezado todos os dias do mês de maio, daí vem a forma que dizem lá: Vamos ao mês de Maria. Já que rezamos o mês todo e não apenas nove dias (novenário) ou trezenas (como a de Santo Antônio), todos os dias ás 19:30 h. Aos Domingos temos as ofertas de flores às 19:00 h, no meio da reza. No ultimo Domingo tem a Missa da festa pela manhã às 08:00 h, que por sinal este ano, cai no dia da Coroação, mas esta será às 19:30 h encerrando a festa.



                                                               algumas participantes

                                              Coroante Maria Clara e seus pais