quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

ESCRITORA ROSANE QUEIROZ CONTA HISTÓRIAS DE MUSAS DA MPB EM LIVRO


Escritora e jornalista Rosane Queiroz acabou de lançar no mês passado a obra literária intitulada " MUSAS & MÚSICAS - A mulher por trás da canção - "; onde artistas e personalidades culturais prestigiaram a cerimônia literária. Rosane Queiroz é intimista e apaixonada pelo  ramo musical e também se dedica ao piano e ao canto. Rosane se dedicou durante uma década investigando as histórias por trás das canções que têm como título um nome de mulher ou uma expressão que remeta à figura feminina. Desse trabalho nasceu 'Musas e músicas: a mulher por trás da canção'. O livro é o primeiro dedicado aos mistérios e as tramas que envolvem as amadas e amantes citadas no cancioneiro nacional. Vale conferir a disposição nas principais livrarias dos Shoppings da cidade.
No livro, estão as musas clássicas das paixões avassaladoras, dos corações partidos e dos romances proibidos que dominavam as composições do passado. Mas também tem espaço para as amadas contemporâneas, como a descolada Anna Júlia, do hit da banda Los Hermanos. De acordo com o livro, inclusive, a moça esclarece que o ar blasé com que a descrevem era, na verdade, apenas timidez.
Algumas histórias são surpreendentes, como por exemplo é o caso de 'Pérola Negra', de Luiz Melodia, escrita para a amada que relutava em abandonar o namorado oficial. E há ainda aquelas amparadas em momentos de pura fugacidade, como Dora, que Dorival Caymmi criou ao se encantar por uma passista de frevo, anônima, que avistou da janela de um hotel.
Segundo livro de Rosane, 'Musas e músicas' faz uma visita aos bastidores e aos diferentes estilos e períodos da música brasileira. O livro passeia pela boemia cheia de romantismo da bossa nova, a exuberância dos tropicalistas, o imaginário de excessos e misturas dos anos 80.
Rosane Queiroz e Gilberto Gil na noite de autógrafos (dezembro/14)