google+ ou o ID

domingo, 7 de setembro de 2014

A MELHOR FORMA DE CUIDAR DA SUA SAÚDE

Sucos terapêuticos
Combine frutas, legumes e até verduras para fazer um coquetel capaz de deixar você mais bonita, saudável e com o organismo funcionando a todo vapor.

Sabe aquele dia em que você acorda indisposta, sem vontade de sair da cama? Dica: com o pouco de força que lhe resta, vá até a cozinha preparar um suco. Em instantes o depósito de energia do corpo vai estar cheio de novo. Isso acontece porque, segundo especialistas, um copo de suco é capaz de suprir o organismo de vários minerais.

Fruta, verdura ou legume. Independentemente da receita da bebida, a água é presença constante. O líquido é essencial para manter as funções vitais do organismo. Na verdade, a água participa de todos os processos metabólicos. Ou seja, controla a temperatura corporal; transporta as fibras que estimulam o trabalho do intestino, combatendo a prisão de ventre; auxilia no funcionamento dos rins; e favorece a digestão. Os benefícios você confere numa pele mais bonita, cheia de viço e livre de celulite.

Sim! Pois o líquido ajuda a varrer as toxinas que se acumulam no organismo. 




Comer ou beber?

O suco é a melhor opção para quem reclama da falta de tempo ou simplesmente torce o nariz para frutas, legumes e verduras. Afinal, o que é mais fácil: engolir um prato abarrotado com quatro cenouras cortadas em rodelas ou beber um copo de suco?

Especialistas recomendam tomar pelo menos um copo de suco por dia. Sendo que o ideal para fornecer uma boa suplementação de nutrientes seriam de dois a quatro porções. Quanto ao horário, não há uma regra. Mas ingerir a bebida logo pela manhã ajuda a aumentar a disposição, devido aos nutrientes presentes nos alimentos.

Não há estudos que comprovem algum efeito adverso provocado pelo alto consumo de sucos naturais. Mas o ideal - em tudo na vida - é manter o bom senso. A dica é tomar a bebida logo em seguida do preparo, para ingerir maior quantidade de nutrientes.

Afinal, algumas vitaminas, como a C, se oxidam. Ainda assim, nada impede que você congele a bebida.

E para você saber mais, as nutricionistas Lara Cunha e Catarina Stocco avaliam as propriedades terapêuticas de algumas receitas de sucos. Aprenda e delicie-se:




Suco Anticelulite
Indicação: o pepino hidrata, pois é rico em água. Também é desintoxicante e, com a ajuda da beterraba, que auxilia a circulação sangüínea, colabora para varrer as toxinas das células. O resultado é uma pele mais uniforme. Já a maçã facilita a digestão e a cenoura contribui para o bom funcionamento do intestino.
Ingredientes: 1/2 pepino, 1 beterraba, 1/2 maçã, 4 cenouras
Modo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga. Enfeite com um palito de cenoura.

Suco Emagrecedor
Indicação: a maçã e a cenoura ajudam na digestão. A beterraba auxilia a circulação do sangue. E as algas contribuem para inibir a fome, estimulando a saciedade.
Ingredientes: 1 punhado peq. de algas secas, 1 beterraba, 1/2 maçã, 4 cenouras
Modo de preparo: Centrifugue todos os alimentos, menos a alga, que deve ser batida com o suco no liquidificador. Enfeite o copo com um pedaço de maçã.

Suco Antiacne
Indicação: é antiinflamatório e desintoxicante, colaborando para limpar a pele. A lima é rica em antioxidante (vitamina C) e a couve facilita o funcionamento do intestino.
Ingredientes: 1 folha grande de couve, 3 maçãs verdes, 1 rodela de lima
Modo de preparo: Na centrífuga, passe as maçãs e a couve. Enfeite o copo com a rodela de lima.

Suco Antidepressão
Indicação: a beterraba e o espinafre auxiliam a circulação do sangue, o que estimula as funções cerebrais e acalma os nervos. O espinafre ainda estimula os movimentos peristálticos do intestino, regularizando-os. A maçã e a cenoura facilitam a digestão.
Ingredientes: 3 beterrabas, 1 punhado de espinafre, 4 cenouras, 1/2 maçã, 1 punhado de salsa
Modo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga, menos a salsa. Acrescente-a ao suco já pronto, misturando com uma colher. Enfeite com um ramo de salsa.

Suco Antienvelhecimento

Indicação: a couve-de-bruxelas, a cebolinha e o brócolis são riquíssimos em antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. E também colaboram para recuperar as células, dando mais viço à pele. A cenoura e a beterraba, ricas em fibras, auxiliam o trato intestinal.
Ingredientes: 4 cenouras, 1/2 beterraba, 3 folhas de beterraba, 1 florete de brócolis, 3 couves-de-bruxelas, 2 cebolinhasm
Modo de preparo: Passe todos os alimentos na centrífuga. Enfeite com um palito de beterraba.

Suco Antienxaqueca
Indicação: o alho auxilia a digestão e colabora para eliminar toxinas. Rico em sódio, o aipo hidrata, ajuda a acalmar e diminui a dor porque colabora com a circulação sangüínea. Já a salsa auxilia a digestão.
Ingredientes: 4 cenouras, 1 dente de alho, 2 talos de aipo, 1 punhado de salsa
Modo de preparo: Centrifugue todos os ingredientes. Só a salsa deve ser acrescentada por último, sendo misturada com a colher. Enfeite com um ramo de salsa.

Suco Antiestresse
Indicação: a pêra é rica em fibras e ajuda a hidratar. Enquanto o lêvedo de cerveja e a banana estimulam o bem-estar. O morango é calmante.
Ingredientes: 2 copos de água, 10 morangos, 1/2 pêra rígida, 1 banana madura, 1 colher (sopa) de lêvedo de cerveja
Modo de preparo: No liqüidificador, bata as frutas com água. Por último, acrescente o lêvedo de cerveja, misturando com a colher. Enfeite com um morango.

Suco Antifadiga

Indicação: O salsão e a erva-doce estimulam o poder de transporte de oxigênio na corrente sangüínea, proporcionando uma onda instantânea e prolongada de energia. A cenoura, rica em fibra, auxilia a digestão e o funcionamento do intestino.
Ingredientes: 4 cenouras, 1 ramo de salsão, 2 ramos de erva-doce
Modo de preparo: Centrifugue a cenoura e, no liqüidificador, bata o suco com o salsão e a erva-doce. Enfeite com um ramo de erva-doce.

Suco Digestivo
Indicação: a maçã, a uva e o kiwi, ricos em fibras, favorecem a digestão e estimulam o funcionamento do intestino.
Ingredientes: 1 kiwi firme, 1 maçã verde, 1 cacho pequeno de uvas, 1 rodela de kiwi
Modo de preparo: Passe todas as frutas na centrífuga e enfeite o copo com a rodela de kiwi.

Suco Antiinsônia
Indicação: a maçã e a salsa são sedativos naturais, calmantes e eficazes no controle da insônia.
Ingredientes: 3 folhas de couve, 4 cenouras, 1/2 maçã, 1 punhado de salsa
Modo de preparo: Centrifugue a couve, as cenouras e a maçã. No suco já preparado, acrescente a salsa, mexendo com a colher.

Suco para a Cólica Menstrual
Indicação: o louro ajuda a diminuir os sintomas da menstruação. O abacaxi e o gengibre são diuréticos, ajudam a diminuir a retenção de líquidos e estimulam o funcionamento do intestino, diminuindo as cólicas. E a maçã, rica em fibra, também colabora para o trato intestinal.
Ingredientes: 3 fatias de abacaxi, 1/2 maçã, 1 fatia fina de gengibre, 1 folha de louro
Modo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga e, por último, bata o suco no liqüidificador junto com o louro. Enfeite com um pedacinho de casca de abacaxi.

Suco Diurético
Indicação: a laranja funciona como diurético. A uva e a melancia são ricas em fibra, o que ajuda a eliminar as toxinas através das fezes e da urina.
Ingredientes: 1 laranja sem casca, 1 cacho médio de uvas verdes, 2 fatias de melancia, 1 raminho de hortelã
Modo de preparo: Na centrífuga, passe a laranja, as uvas e a melancia. Enfeite o copo com a hortelã.

Suco para a Beleza da Pele
Indicação: o brócolis é um antioxidante, que combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. A cenoura e a beterraba, ambos ricos em fibra, facilitam o funcionamento intestinal, o que, indiretamente, deixa a pele mais bonita.
Ingredientes: 4 cenouras, 1 florete de brócolis, 1/2 beterraba
Modo de preparo: Na centrífuga, passe todos os alimentos. Enfeite com um florete de brócolis.

Por Shâmia Salem
Fotos: Hilton de Souza
Produção: Hellen Campos
Agradecimentos: É Nectar
Barman: Fábio Renato Pichi
Consultoria: livros Sucos Para A Vida, de Cherie Calbom e Maureen Keane, editora Ática; e As Vitaminas do Futuro, de Wilson Camargo, editora Mauad.
Fonte: http://plasticaebeleza.terra.com.br